domingo, 18 de abril de 2010

Arjun / Ghayal - Sentimento ferido


Arjun / Ghayal - Sentimento ferido
É um filme de acção com enorme qualidade.
Com Sunny Deol no seu auge , como protagonista principal , e ainda Anupam Kher , Prem Chopra e Dimple Kapadia .
Trata -se de uma história de um jovem indiano cheio de ideais , desempregado , que acompanha com atenção a vida política do país e não se identifica com a corrupção reinante .
Até que surge um político oportunista que lhe aprecia as virtudes e lhe promete a mudança que todos os jovens desejam , e ele acredita , tal como a maioria dos indianos .
Logo que alcança os seus objectivos, este , muda de estratégia e sela um acordo com o seu principal rival político ( um homem corrupto e volúvel ).
Um rude golpe para Arjun que se revolta e descobre o lado "negro " da política.
E tudo mudará na vida deste jovem , tal como dos seus jovens companheiros idealistas.

Pakeezah


Pakeezah
É um clássico com o saudoso e malogrado Raaj Kumar .
A história de uma bailarina de bordel que se vê envolvida numa paixão impossível , ao atrair e chamar a atenção de um nobre e aristocrata da alta sociedade indiana .Acabando por causar enorme turbulência.
Um filme premiado e muito aclamado pela crítica .

Kama Sutra


Kama Sutra
Para quem esperava ver a explosão de erotismo , sexo tântrico , ou até uma eventual cena pornográfica , desengane - se.Este filme é uma bela história de amor entre um escultor e uma cortesã que frequentava o palácio real e que partilhava uma amizade com a esposa do rei e era uma das preferidas deste.Uma jovem que respirava sensualidade.
Ao tomar conhecimento do amor que os une , decide condenar o escultor com a pena máxima , para grande desgosto da amada deste.
Um filme que chega a ser violento.
Com a participação especial da diva do cinema indiano : Rekha .
Uma excelente produção da directora Mira Nair .

Batwara


Batwara
Este blockbuster é narrado por Amitabh Bachchan e interpretado por quatro grandes actores :Dharmendra , Vinod Khanna , Shammi Kapoor e Kulbushan Karbanda .
É a história de dois amigos ( um de casta baixa e outro de casta alta ) , que apesar das diferenças sociais crescem partilhando uma cúmplice e grande amizade , admirada e por vezes até invejada por terceiros.
Até que um dia , o irmão mais novo do de casta alta é morto pelos aldeões , quando os trata mal e gera uma revolta.O seu irmão decide vingar - se matando os participantes do linchamento.
Isto gera também a indignação e a revolta do seu melhor amigo que estava ausente , e ainda provocando a intervenção da polícia.
Acontece que devido a existência de polícias corruptos , tudo se complica .
E por detrás de todos os acontecimentos está um guarda da polícia , que por via da corrupção , assume o posto de chefia da esquadra da polícia , causando a fuga para as montanhas dos dois amigos agora desavindos.Estes ao aperceberem - se da verdade , decidem juntar - se novamente para se vingarem.
Mas terão de pagar um preço para a concretizarem .
Um excelente filme de J . P . Dutta.

Betaab - Um amor da infância


Betaab - Um amor da infância
A história de duas crianças que crescem juntas e partilham uma infância feliz até ao dia em que se separam por razões familiares , seguindo caminhos diferentes.Com o tempo a amizade da infância transforma - se em amor.Mas ele terá de recordar - lhe a infância que partilharam para ela se reconhecer no seu amor.
Todavia , muitos obstáculos terão de enfrentar para saírem vencedores.
E o amor acaba por vencer ultrapassando todas as barreiras e obstáculos.
Um filme muito premiado , na estreia absoluta de Sunny Deol , numa produção de Dharmendra e Vikram Singh Deol .Conta ainda com excelentes interpretações de Amrita Singh ,Shammi Kapoor,Prem Chopra e Nirupa Roy.
E ainda com excelente e poderosa música de R. D. Burman.

Henna


Henna
É uma bela história de amor , sobre um jovem indiano hindú que ao viajar de automóvel ( dirigindo - se para a sua festa de casamento e tendo a sua noiva a aguardá - lo ansiosa ), sofre um acidente . O carro caí de uma ravina , ele fica inconsciente e o seu corpo é arrastado pelas águas do rio até ao Paquistão .E é nessa condição que é salvo e acolhido por uma família muçulmana paquistanesa.
Ele recupera gradualmente , mas descobrem que perdeu a memória.
Henna é a jovem aldeã que por ele se apaixona.A família da jovem propõe - lhe casamento e ele por gratidão aceita.
Mas quando está prestes a concretizar o casamento ,recupera a memória e conta a verdade a Henna .Esta profundamente generosa , tenta por todos os meios protegê - lo do agente da polícia que a ama e o odeia ,para que regresse são e salvo à Índia , acabando ela própria por ser vítima de fogo cruzado e do ódio religioso , junto da fronteira dos dois países .
Este foi o último filme de Raj Kapoor , tendo sido terminado pelo seu filho Randhir Kapoor , com excelentes desempenhos do outro filho : Rishi Kapoor e da actriz paquistanesa Zeba .

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Dragão Ataca


O Dragão Ataca
É de longe , o maior e melhor filme de artes marciais alguma vez feito;E sem dúvida com a Estrela - Maior deste género :Bruce Lee.
Quem não se lembra do "saudoso " Bruce Lee ?
Uma superprodução inteiramente pensada ,escrita e coreografada por esta Lenda das artes marciais e mestre em Hong Kong ,que o catapultou para o estrelato eterno.
O curioso é que a maioria dos actores americanos e chineses que com ele contracenaram , eram seus alunos ,amigos e confidentes.Imperdível!

Aks - The reflection / Aankhen


Aks - The reflection / Aankhen
Um thriller de acção policial em que um assassino profissional psicopata que gosta de citar o Gita( Livro Sagrado Hindú ) ,assassina o Presidente da Índia numa visita a Hungria.
A caça ao assassino é desencadeada sob a liderança de um experiente inspector.
O assassino é capturado e morto ,mas o seu espírito fica com o inspector ,passando este a expressar as mesmas emoções , a falar a sua linguagem e a amar e possuir a namorada do mesmo e a sua própria esposa de forma violenta.Conseguirá o inspector salvar a sua família
e assumir as suas funções com a mesma competência de sempre ?
Amará de forma diferente a sua própria esposa?
Veja o filme com magistrais desempenhos de Amitabh Bachchan (venceu mais um Óscar "Filmfare Award" , Manoj Bajpai e Raveena Tandon .

Heer Ranjha - À margem da compreensão


Heer Ranjha -À margem da compreensão
Um clássico que reproduz Romeu e Julieta?
E de onde surgiu a história de Romeu e Julieta?E de onde terá surgido a história de Laila e Majnu?
Quem se inspirou em quem?
O amor " impossível " e a paixão que une dois membros de famílias rivais, com consequências trágicas para ambos.
Com excelentes interpretações de gigantes do celulóide indiano como Anil Kapoor ,Sridevi ,Shammi Kapoor e Anupam Kher.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

The hero - O herói


The hero - O herói
É a história de um espião indiano que usa múltiplas identidades e se apaixona por uma aldeã da Caxemira indiana.Muçulmana ,que embora filha de hindús, sendo órfã é adoptada e criada por uma família muçulmana.
Ela acaba por trabalhar com sucesso como infiltrada junto à fronteira com o Paquistão e mais tarde decidem casar -se.
No dia do casamento ,acontece algo inesperado : explosões ,mortes e desaparecimentos!
Ambos são dados como mortos ou eventualmente desaparecidos.
Só a força da fé e do amor e o destino acabam por reuni -los de novo no Canadá ,depois de várias peripécias com encontros ,reencontros e desencontros.
Um grande filme de acção e romance também premiado, de Anil Sharma , com Sunny Deol ,Amrish Puri ,Kabir Bedi ,Preity Zinta e Priyanka Chopra.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dharmatma - Juramento de amor


Dharmatma - Juramento de amor
Uma superprodução de Feroz Khan ( também protagonista ), filmada integralmente no Afeganistão , com brilhantes desempenhos de Hema Malini , Rekha , Premnath , Danny , Jeevan, Sudhir , Imtiaz Khan e Nazir Hussein.
A história de um jovem patriota que persegue os assassinos do seu pai e da sua futura esposa ( de origem cigana ) no Afeganistão profundo.
Descobre então uma verdade chocante : que o assassino é o seu cunhado , que entretanto assassinara a sua irmã , para que esta não revelasse este segredo.
Com uma música poderosa e excelentes cenários do Afeganistão.

Kasam Suhagki - A vingadora implacável


Kasam Suhagki - A vingadora implacável
Um rebelde (Sultan Singh ) é perseguido pela polícia por ter morto os assassinos dos pais.
Ao salvar uma bailarina de um bordel, de ser violada , humilhada publicamente e morta por alguns nobres de casta elevada que o frequentam regularmente, acaba por atrair as atenções da cortesã ( que por ele se apaixona ) , da polícia e o ódio dos seus velhos e novos inimigos.
Mais tarde, ele é traiçoeiramente assassinado e a jovem cortesã , que entretanto com ele se casara e tivera um filho empreende uma violenta vingança.
Num filme com excelentes interpretações de Dharmendra , Rekha ,Danny , Sadashiv Amrapurkar ,Suresh Oberoi e Gulshan Grover.

Don - E chamaram-lhe Don


Don -E chamaram-lhe Don
A história de um gangster que depois de morto pela polícia num confronto, é substituído por um um sósia camponês a mando do inspector geral da polícia , depois de um estudo exaustivo do seu estilo e comportamentos.
Tudo se complica quando o sósia se vê confrontado com a morte do inspector geral da polícia ( o único que conhece a verdade sobre Don ) , com a perseguição da irmã de uma vítima que se infiltra no grupo para vingá-lo e com a descoberta da sua verdadeira identidade pelos membros do gangue.
Um filme que valeu mais um Óscar ( Filmfare Award) ao actor Amitabh Bachchan e com excelentes interpretações de Zeenat Aman ,Pran , Om Shivpuri e Amitabh Bachchan.

Aaina


Aaina
Aaina é a história de uma mulher bela e ingénua de casta elevada,mas pobre que para sustentar a sua numerosa família,viaja para Bombaim em busca de emprego.Acaba por ser violada por um parente próximo.A partir daí perde a fé no mundo, deixa de acreditar no amor, deixa de sorrir e torna-se indiferente aos homens ingressando no lucrativo mundo da prostituição.
Depois da violação o que teria a perder mais , terá pensado ?A sua família (à quem enviava dinheiro regularmente) e já vivia com algum conforto rejeita-a, ao descobrir a verdade.
Entretanto,acontece algo inesperado : O seu grande amor da infância e juventude visita-a como cliente , sabedor da sua fama de insaciável, e surpreendentemente pede-lhe em casamento.
É então que ela recupera o sorriso e a alegria de viver ao lado do homem da sua vida.
Com excelentes interpretações de Mumtaz e Rajesh Khanna.Numa produção cinematográfica que venceu o Óscar de filme do ano e teve boas críticas na Índia , na Europa e em África.

sábado, 10 de abril de 2010

Gupt/Bichhoo-Escorpião


Gupt/Bichhoo-Escorpião
Um grande Thriller de acção e suspense com Bobby Deol,Kajol,Manisha Koirala e Om Puri, com excelentes interpretações dos actores e excelente música.Um jovem é acusado e preso por ter morto o padrasto.O seu maior erro foi ter ameaçado este em pleno aniversário e à frente dos convidados por não concordar com a proposta de casamento que os seus pais e futuros sogros e noiva traziam, sem o seu conhecimento prévio,nem a sua concordância.Aliás,ele estava apaixonado por outra mulher e tinha outros sonhos.
Conseguirá ele provar a sua inocência?E quem é o verdadeiro assassino ou assassina?
Descubra, vendo esta bela obra de Rajiv Rai e Gulshan Rai.
Bichhoo/Escorpião
Um assassino profissional é perseguido pela polícia.Instalado numa residencial,conhece uma jovem que é maltratada pela madrasta e pelo pai que que está comprometido com o inspector da polícia no negócio do tráfico de drogas que este lidera.Apesar de levar uma vida solitária,o assassino apaixona-se por ela e protege-a dos perigos que corre como testemunha do crime que vitimou o pai e a madrasta cometido pelo inspector da polícia e os seus acólitos.O confronto final acontece,quando menos se espera,pois" ele "está preparado para morrer mas não sem antes matar o corrupto inspector da polícia.
Um excelente filme de Guddu Dhanoa,com excelente desempenho de Bobby Deol.

Chopin-A vontade de amar



Chopin-A vontade de amar
Uma história sobre a paixão entre o génio musical Frederic Chopin e a Escritora feminista Aurore Dupin que se denominava George Sand (efectivamente este poderia ser um heterónimo), mas na verdade era mais conhecida por este nome, escondendo no fundo a sua verdadeira identidade. Uma mulher apaixonada, determinada, lutadora, mãe de dois filhos e mais velha que Chopin.
São também retratadas a paixão não correspondida de sua filha, já uma jovem mulher por Chopin, o ciúme doentio do seu filho mais velho por este, os problemas sociais da antiga Polónia,as perseguições,o despotismo do poder, a ausência de respeito pelos artistas por parte do poder político, o exílio em Paris, a doença e as paixões na metropolitana Paris. Num filme brilhantemente interpretado por Piotr Adamczyk e Danuta Stenka.

domingo, 4 de abril de 2010

Main Azaad Hoon-A luta pelos direitos


Main Azaad Hoon-A luta pelos direitos
Uma jornalista escreve todos os dias sobre questões que preocupam os cidadãos numa coluna de um jornal que estava em vias de falência.A linha editorial é renovada sob a sua liderança e as vendas disparam.Criam uma personagem real,um revolucionário humilde,que supostamente é quem escreve(Azaad).Mas o seu Director com ambições políticas tem outros planos.E por isso,tudo faz para impedir que o homem faça uma segunda aparição pública,depois de fazer a primeira com muito impacto junto dos cidadãos.Pensa então em desmascará-lo.
Mas Azaad já acredita nos textos que lhe são atribuídos e está determinado a aparecer e provar que acredita nas mudanças propostas nos artigos da coluna jornalística,mesmo que,para que tal suceda ,tenha de sacrificar a sua vida.E é isso que faz.
E a sua personagem e crença imortalizam-se.
Com excelentes interpretações de Amitabh Bachchan e Shabana Azmi.

Collie-O homem do sucesso


Collie-O homem do sucesso
Um carregador de malas e bagagens está no centro da revolta dos trabalhadores contra o patronato,que os esmaga e humilha recorrendo à homens de mão e arruaceiros. Desenrolam-se uma série de acontecimentos,que levam o líder dos carregadores de malas e bagagens a descobrir que o seu patrão é afinal o "carrasco" que matou o seu pai e mantêm a sua mãe prisioneira de uma paixão/amor impossível,obssessivo e fruto de cobiça do alheio.E como se diz,"a vingança serve-se fria!"
Num filme em que a superestrela Amitabh Bachchan,se feriu gravemente,numa cena de luta que quase o levou à morte ,mobilizando os Indianos de Norte à Sul de Este à Oeste,a orarem por ele e pela sua recuperação.Um grande sucesso comercial do cinema Indiano que não é alheio ao sucedido nos estúdios.Com a participação especial de Rishi Kapoor e ainda excelentes desempenhos de Kader Khan e Suresh Oberoi.

Krodhi


Krodhi
Vikramjeet Singh é um homem honesto,que vítima das circunstâncias da vida se torna num perigoso criminoso,procurado pela polícia ao matar os assassinos da sua namorada.Enquanto foge da polícia,vai parar a uma aldeia,onde as pessoas vivem refugiadas numa comunidade religiosa aterrorizadas por um gangue de criminosos,que cobiça uma coroa de diamantes de um velho Templo.O líder desta comunidade,reconhece Vikramjeet Singh,mas não o denuncia porque confia na sua regeneração/redenção.Um dia ele morre e deixa uma carta com indicações sobre quem o deverá suceder.E a sua escolha recaiu sobre Vikramjeet Singh.
Depois de longa meditação, este acaba por aceitar a sua nomeação ,defendendo com a sua própria vida a Aldeia e a sua população.
Mais um excelente filme com grandes interpretações de Dharmendra,Pran,Premnath,Hema Malini e Shashi Kapoor.

sábado, 3 de abril de 2010

Yateem


Yateem
Uma excelente produção de Dharmendra e Vikram Singh Deol,com bela interpretação de Sunny Deol,com direcção de J. ,P.Dutta,numa saga inesquecível.Um casal de criminosos é morto num confronto com a polícia e deixa uma criança órfã(Krishna),que é adoptada pelo inspector da polícia,que já tem uma filha.
Entretanto,a esposa deste que é jovem apaixona-se e insinua-se à Krishna,que prudentemente a rejeita.Como vingança pela rejeição,esta cria situações de conflito e confronto entre Krishna e o seu pai adoptivo,de cuja filha se enamora e é correspondido.
É então que Krishna descobre a verdade sobre a sua história de vida,num desfecho surpreendente.Com excelentes interpretações de Sunny Deol e Kulbushan Karbanda.

Ek-The power of one


Ek-The power of one
Um órfão(Nandu) que foi tornado assassino pelas circunstâncias da vida,é falsamente acusado de ter assassinado um político e por isso implacavelmente perseguido pela polícia.
Ao fugir da polícia,é morto acidentalmente um jovem com quem travara conhecimento e amizade.Mais tarde,vai a casa da família do jovem por quem é tomado,uma vez que o mesmo não os visitava há catorze longos anos.
Entretanto,Nandu continua procurando o verdadeiro assassino do político e descobre a chocante verdade.O seu melhor amigo da infância e juventude é afinal o assassino.As pistas da polícia também apontam para a mesma conclusão:Nandu está inocente!
Então quem é o verdadeiro assassino?O que irá acontecer?
Veja este thriller de qualidade,com muita acção e suspense,com excelentes interpretações de Bobby Deol e Nana Patekar.