quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ghatak / Ghayal - Sentimento ferido


Ghatak / Ghayal - Sentimento ferido
Um dos melhores filmes de Sunny Deol ( que julgo que mereceria um Filmfare Award , pelo seu magistral desempenho ) .
A história de um jovem que sai da aldeia para a cidade , em busca de um bom emprego , para o sustento da família .Quando chega à cidade , fica desalentado , porque verifica que as pessoas vivem com medo . Medo de um bando de malfeitores que na sombra governam tudo e todos na cidade .Descobre a história de um jornalista , que lutou pela verdade e se tornou mártir , deixando a sua esposa viúva e louca!Decide lutar e morrer se necessário fôr , para viver com dignidade . Entretanto o seu pai , morre de câncro , para agravar a situação .
Para concretizar os últimos rituais do pai , terá de enfrentar a fúria do chefe do bando com quem se confronta .E neste confronto , só poderá haver um vencedor !
Do elenco , fazem parte Amrish Puri , Om Puri , Danny e Meenakshi Sheshadri .
Com uma excelente e poderosa banda sonora .

Damini


Damini
Uma mulher casa-se com um homem , que a faz muito feliz.
Essa felicidade , fica abalada quando testemunha o crime cometido pelo seu cunhado , que lhe pede lealdade ao marido e à família , escondendo a verdade .Mas ela escolhe o caminho da verdade .O único advogado disponível , é um jovem alcoólico , mas competente o suficiente para ganhar qualquer causa , para além de estar sedento de justiça.
A família do marido , tudo tenta para manipular o veredicto , mas acaba por perder para a verdade , quando este finalmente se coloca ao lado da esposa e da transparência da justiça.
Excelentes interpretações de Sunny Deol ( que venceu o "Óscar" de melhor actor secundário , Filmfare Award ) , Meenakshi Sheshadri , Rishi Kapoor , Amrish Puri e Kulbushan Kharbanda.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mughal-E- Azam


Mughal -E- Azam
A poderosa história de amor entre um Príncipe ( Salim ) e uma bailarina ( Anarkali ) , que encontra a forte oposição do Imperador ( Akbar ) , que não aceita as diferenças sociais que os separam .
Salim rebela - se em nome do amor , contra o seu pai e o resultado final será trágico .
Mas o amor, esse , ainda hoje sobrevive e eterniza -se .
Um filme épico , que pela forte carga dramática nos marca para sempre .
Com Dilip Kumar , Madhubala e Prithviraj Kapoor nos principais papéis e uma banda sonora poderosa ; foi um um dos maiores sucessos comerciais do cinema indiano.

Mentes Perigosas


Mentes Perigosas
Uma jovem professora ( Michelle Pfeiffer ) , é colocada numa escola de um bairro degradado do subúrbio americano.Nela frequentam essencialmente alunos provenientes das minorias étnicas , normalmente sem grandes perspectivas de futuro , nem sonhos "com vida!".
É então , que surge esta professora que faz uma abordagem diferente na educação , demonstrando que se importa com estes alunos .
E que juntos são uma família.
O resultado surpreende até os mais cépticos .
A não perder!

domingo, 16 de maio de 2010

Mother India - Mãe Índia


Mother India - Mãe Índia
Este é , segundo a crítica cinematográfica indiana , o remake de " E tudo o vento levou " ; um épico indiano visto e revisto pelos indianos de todas as gerações .
Neste filme , uma mãe camponesa , que é o símbolo da índia , tem dois filhos , um conformista e outro rebelde e inconformado , que fomenta uma revolução .
A mãe Índia , termina matando o próprio filho , cujo sangue fertiliza o solo , numa cena poderosíssima e carregada de símbolos.
Com excelentes interpretações dos premiados actores Sunil Dutt e Nargis ( que viriam a casar - se ) e ainda Rajendra Kumar .
Inesquecível!

Barsaat


Barsaat
A estreia oficial de Bobby Deol ( filho de Dharmendra ) e Twinkle Khanna ( filha de Rajesh Khanna ) no cinema como protagonistas principais .
A história de uma jovem herdeira de uma fortuna deixada pelo seu pai , que um padrasto mal - intencionado , persegue , procurando matá - la.
E a salvadora e miraculosa intervenção de um jovem do campo , que a protege .
É então , que é contratado um inspector da polícia corrupto , para eliminá - lo como o único e último obstáculo existente .
Num filme de acção com uma excelente banda sonora e excelentes interpretações de Bobby Deol ( que ganhou o Óscar de Actor Revelação e estreante no cinema ) e do veterano Danny.
Vencerá o amor o mal ? Veja o filme!

Oliver


Oliver
Este filme é uma adaptação cinematográfica musical da obra literária de Charles Dickens.
Oliver é uma criança que escapa de um orfanato , fazendo da rua sua casa , na Londres do século XIX . Rapidamente , faz amizade com um bando de delinquentes das ruas , chefiados pelo carismático , adorável e cómico vilão Fagin ( Ron Moody ) .
Ele terá de lutar muito para conseguir o que mais deseja neste mundo : ter uma casa e uma verdadeira família .
Com uma excelente banda sonora e belíssimas interpretações.

Maa - A Mãe / Azaad


Maa - A Mãe / Azaad
Azaad
Este filme de Pramod Chakraborty é mais um grande sucesso comercial de Dharmendra e Hema Malini .Do elenco fazem ainda parte , Ajit e Prem Chopra .
Um jovem que vive numa aldeia do interior , decide por pressão da cunhada e do irmão mais velho , ir para a cidade procurar trabalho .
Quando começa a trabalhar numa fábrica , descobre negócios obscuros do seu patrão e ainda um assassínio de um colega de trabalho .
Por esse motivo , e por ser honesto , enfrentará a ira do patrão .
A sua resposta será a revolta e a busca da verdade .
Com muita acção , drama e comédia .

Maa - A Mãe


Maa - A Mãe
Mais um super Sucesso de Dharmendra e Hema Malini .
Desta vez , é a história de um caçador que abate um elefante fêmea , que deixa um filhote órfão .
O elefante macho ( pai do órfão ) , decide vingar - se do caçador matando a sua mãe .
Depois , cresce uma relação de cumplicidade entre os dois órfãos .
Ainda que ao de leve , o filme aborda ainda a questão da caça furtiva , ilegal e o contrabando de animais , peles de animais e marfim na Índia .
Do elenco do filme fazem parte ainda o " vilão " Ranjeet , Nirupa Roy e Om Prakash .

The burning train - O comboio em chamas


The burning train - O comboio em chamas
Um dos primeiros filmes indianos multiestrelas que foi por sinal , um grande sucesso comercial .
Com Dharmendra como protagonista principal e ainda Vinod Khanna , Danny , Vinod Mehra , Jeetendra , Hema Malini , Neetu Singh e Parveen Babi .
A história gira em torno de tês amigos , um dos quais ( Vinod ) , é convidado a desenhar e construir um comboio super expresso que ligue Bombaim à Nova Deli .
O outro ( Randhir ) ,que esperava ser ele o escolhido para fazê - lo , sente - se preterido , e com inveja decide vingar - se sabotando o comboio em funcionamento ao longo do percurso .
Com ajuda de outros amigos , o terceiro amigo ( Ashok ) que no início não desconfiava de (Randhir) , descobre a verdade e com a ajuda de outros amigos , decide desfazer a sua loucura .
Mas já é tarde demais , o comboio já circula , mas em chamas ! E em alta velocidade!
Espectacular! De cortar a respiração!

Kalicharan


Kalicharan
É a história de um criminoso que é sósia de um inspector geral da polícia honesto , que se empenha na luta contra o crime e é morto.Havendo necessidade de mantê - lo vivo aos olhos dos criminosos , usam - no para tornar este combate mais eficaz .
Este fica dividido entre o amor que pela primeira vez lhe dedicam , e a sua tendência e atracção natural para o crime .
Com excelentes interpretações de Shatrughan Sinha e Reena Roy .

Encurralados - Half Nelson


Encurralados - Half Nelson
Um professor dá aulas numa escola de um bairro pobre e problemático de Brooklyn , com alunos provenientes das minorias étnicas .
Neste bairro , o tráfico de drogas está instalado .
Na escola , o professor estabelece relações saudáveis com os alunos , ensinando - os a pensarem por eles próprios e fazendo com que acreditem no futuro .
Uma aluna torna -se muito amiga do docente em causa , até que descobre em flagrante que este consome cocaína adquirida no bairro .
A vida de ambos irá mudar para sempre.
Ela tudo fará para ajudá - lo , invertendo os papéis , pois sabe que este é demasiado importante para esta comunidade escolar .
Com brilhantes interpretações de Ryan Gosling e Shareeka Epps.

Páginas de Liberdade


Páginas de Liberdade
A história de jovens vindos de bairros degradados , criados no meio de gangues violentos , e de uma jovem professora que lhes dá o que eles mais precisam : uma voz própria.
Numa escola dilacerada pela violência e forte tensão racial , esta professora irá transformar a sala de aula , para que esta passe a ter importância na vida destes estudantes , pondo mesmo em risco a sua própria vida familiar .
É então que os estudantes , descobrem o poder da tolerância , contando as suas próprias histórias e ouvindo as histórias dos outros.
Um filme a não perder.

Seeta aur Geeta - Sita e Gita


Seeta aur Geeta - Sita e Gita
Duas irmãs gémeas de uma família abastada e aristocrática indiana , são separadas à nascença .
Uma é dada como morta , ao desaparecer de forma estranha e a outra permanece no belo palacete de família , mesmo após a estranha morte dos pais.
Quando cresce , começa a ser maltratada pelos seus familiares que lhe roubam o dinheiro mensal estipulado no testamento familiar.Com tudo isto , ela ganha um medo assustador e estranho às pessoas.
A outra vive num bairro do subúrbio e aprende a defender - se e a sobreviver .Acidentalmente , trocam de lugar.
E o que acontece é hilariante.Uma comédia inesquecível!
Com excelentes interpretações de Hema Malini , Sanjeev Kumar e Dharmendra.

sábado, 15 de maio de 2010

Os coristas


Os coristas
A história de um professor de música , desmpregado que aceita trabalhar como supervisor num Colégio interno para crianças problemáticas , sem quaisquer perspectivas de futuro.
Através da música procura motivá - los a acreditarem no futuro.
Mas terá vários obstáculos , sendo o principal , o director.Tudo isto faz com que a sua missão à partida esteja condenada ao fracasso.
Mas ao familiarizar as crianças com a magia do canto , vai transformar para sempre as suas vidas.
Um filme marcante , aconselhável aos professores , educadores , pais e alunos.

Hum - Segredos do Passado


Hum - Segredos do Passado
É a história de um jovem ( Amitabh Bachchan ), que cria dois irmãos com carinho e dedicação , deixando para trás o seu amor e um passado turbulento , algo obscuro.Só que , o passado persegue-o de tal forma , que se vê obrigado a desenterrá-lo , o que faz com que os seus irmãos descubram toda a verdade.Isto irá pôr em risco a vida de toda a sua família.
E ele é obrigado a agir.Com excelentes interpretações de Amitabh Bachchan ( retornado de um longo interregno e já dado como acabado para o cinema!), Danny , Kader Khan , Anupam Kher , Kimi Katkar , Govinda e Rajnikant.
Um grande sucesso comercial do cinema indiano.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nota sobre Dharmendra-O Leão do Punjab

Quem é Dharmendra?
Não me parece nada fácil falar de um dos Actores mais carismáticos , talentosos e multifacetados da gigantesca e profícua indústria cinematográfica indiana , já designada de Bollywood.
O famoso "Machoman", "O galã" , "O Casanova" dos anos 60 , 70 , 80 e 90 , "O Eterno Jovem" , "A Estrela" , "A Superestrela" , é um dos actores mais marcantes deste cinema.
Sucessos como Sholay ,Yaadon Ki Barat , Resham Ki Dori , Patthar Ke Phool , Nawkar Biwi Ka ,Jugnu , Chupke Chupke , Blackmail , Sharafat , Dream Girl , Izzat , Shalimar , Charas , Azaad , Pratiggya ,Hukumat , Humlaa ,Batwara , Phool aur Patthar entre outros , eternizaram a sua imagem na Sétima Arte e para aqueles que a amam.
Na verdade , trata-se de um dos mais completos actores de sempre de Bollywood , famoso pelos multifacetados papéis de "Action Man" , Romântico , Dramático e Comediante , frágil e dócil .Vide Sholay.
Casado em segundas núpcias com a Actriz e superestrela Hema Malini , é pai do premiado actor Sunny Deol , do promissor actor Bobby Deol e da bela actriz Esha Deol.É tio do promissor actor Abhay Deol.

domingo, 9 de maio de 2010

Buena Vista Social Club


Buena Vista Social Club
Um documentário que retrata o regresso ao território cubano de um músico cubano ,emigrado nos Estados Unidos da América , desde o início da revolução Castrista , dos "Barbudos".Com a assumpção desta tudo mudou ,mas as pessoas , essas vivem da nostalgia das coisas belas que viveram no passado, esquecendo as menos boas (mais que muitas!), reconhecendo os méritos da situação no presente e para o futuro.
Com imagem e música de qualidade , o que nos surpreende é a simplicidade e simpatia hospitaleira do povo cubano.
Para ver e rever , esta parada de estrelas cubanas de uma humildade comovente e perturbadora.

Callas - A diva


Callas - A diva
Mais um filme biográfico de uma estrela.
Desta vez, da cantora lírica Maria Callas , já num período de alguma decadência e crise de auto-confiança , vivendo no dilema de um regresso anunciado com pompa e desejado e o grande receio de falhar que a poderá condenar para sempre.
O percurso notável de uma estrela que entra em crise e sem dúvida em decadência.
Com excelentes interpretações de Fanny Ardant e Jeremy Irons.
Uma obra que recomendo.

Amar Akbar Anthony -A força do passado


Amar Akbar Anthony - A força do passado
Mais uma superprodução e realização do mestre Manmohan Desai que juntou a estrela ascendente Amitabh Bachchan ao elenco de luxo composto por Rishi Kapoor ,Vinod Khanna ,Parveen Babi , Pran ,Shabana Azmi ,Neetu Singh ,Nirupa Roy , Ranjeet e Jeevan.
A História de um contrabandista de ouro , que devido a sua ganância e egoísmo destrói e separa uma família.
O patriarca desta família , seu empregado, decide vingar -se raptando a filha do contrabandista de ouro e apoderando-se de enormes quantidades deste metal valioso que lhe pertenciam.
O resto é o cliché habitual (?) ,encontros , desencontros e reencontros sempre emotivos.Num filme que proporcionou mais um Óscar (Filmfare Award ) ao "gigante" Amitabh Bachchan.
Mais um grande sucesso comercial na Índia , Europa e África.Com muito drama , comédia e acção.