segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Olhar das Estrelas


O olhar das estrelas
Mais uma história de Mia Couto adaptada ao Cinema , nesta curta metragem Moçambicana realizada por João Ribeiro .
Uma belíssima história de segredos , cuja descoberta acabará por ajudar dois personagens "centrais" a saírem do sofrimento , como consequência da actuação de um terceiro personagem : uma criança!
Um filme interessante e delicioso .Com alguns momentos hilariantes.

Das Cinzas


Das cinzas
Mais uma curta metragem Moçambicana produzida por João Ribeiro e dirigida por Karen Boswell .
Na Vila da Ilha Josina Machel , localizada no sul de Moçambique , os seus habitantes procuram formas diversas de ultrapassarem as marcas e os fantasmas traumatizantes da fratricida guerra civil que assolou o país e que sofreram nas mãos dos dois beligerantes ( FRELIMO e RENAMO ).
Um filme tocante e também muito útil do ponto de vista da análise sociológica e da capacidade de superação psicológica humana .

Fogata


Fogata
Uma curta metragem moçambicana dirigida e produzida por João Ribeiro , que explora a relação Homem/Mulher na sociedade camponesa Moçambicana e também como os camponeses encaram a Morte e as suas consequências .
É uma adaptação cinematográfica do conto "A Fogueira" do Escritor Moçambicano Mia Couto.
Um filme muito interessante do ponto de vista sociológico .

domingo, 1 de agosto de 2010

Luther /Lutero


Luther
A verdadeira história biográfica desta figura da Igreja (Martinho Lutero ) e dos acontecimentos e ocorrências que o rodearam .
Retratado de forma realista e excelentemente interpretado pelo actor Britânico Joseph Fiennes , é um filme marcante até pela circunstância de também retratar a "Revolução" que ocorreu na Igreja , dividindo-a em duas ( Igreja Cristã Católica e Igreja Cristã Protestante ) , mas também no Vaticano , na Europa e no Mundo inteiro .
Um filme de qualidade a não perder !

Dil Chahta Hai


Dil Chahta Hai
Uma excelente comédia romântica sobre três amigos com percursos e personalidades diferentes .
Com magníficas interpretações de Aamir Khan , Saif Ali Khan , Akshaye Khanna ,Dimple Kapadia e Preety Zinta .
Retrata as relações de amizade e amor destes três e os efeitos que estas têm na sua evolução ou regressão .
Num filme premiado com sete Filmfare Awards de qualidade .

Agneepath / Gangaa Jamunaa Saraswathi


Agneepath /Gangaa Jamunaa Saraswathi
Agneepath
Um excelente filme com uma excelente interpretação de Amitabh Bachchan ( que lhe valeu um Filmfare Award para o Melhor Actor ) e outra de Mithun Chakraborty ( que também lhe valeu um Filmfare Award para o Melhor Actor Secundário ou Coadjuvante).
Numa história violenta de um jovem que se vinga da morte do seu pai e do grande desgosto da sua mãe por vê-lo partir de forma abrupta e violenta , devido às ambições desmedidas do chefe de um gangue que decide apoderar-se da sua propriedade.Para tal usa de todas as estratégias que passam pela difamação do professor até ao assassínio.
Com o regresso inesquecível de Amitabh Bachchan!
Gangaa Jamunaa Saraswathi
É a história metafórica do cruzamento de três Rios , um dos quais se separa dos outros dois , sendo o maior o Gangaa .
Simbolizado por três personagens ( Amitabh Bachchan , Meenakshi Sheshadri e Jaya Pradha )!
Após numerosos obstáculos , encontros e desencontros , um casal já com um filho reencontra a felicidade !Não sem antes sofrer a dor da perda , da morte de pessoas que lhes eram queridas , com a interferência de terceiros , corporizada pelo chefe de uma quadrilha e familiar sem escrúpulos , que de tudo se quer apoderar , interpretado aqui pelo magnífico e saudoso Amrish Puri .E ainda com a participação especial de Mithun Chakraborty .

Parinda / Yudh


Parinda / Yudh
Parinda
Este excelente filme "negro" de Vidhu Vinod Chopra , multi-estrelas conta com excelentes interpretações de Anil Kapoor , Jackie Shroff , Madhuri Dixit , Nana Patekar , Suresh Oberoi e Anupam Kher .
Num drama policial intenso , que retrata a vida familiar de alguns gangsters , que mesmo quando não o querem , acabam por envolver ou ver envolvidos os seus familiares inocentes nas suas guerras de gangues .
A morte de inocentes torna-se inevitável .
E o que sucede quando um contrabandista enfrenta vários rivais e procura proteger o seu irmão mais novo e a cunhada , dos seus inimigos , atraindo-os para si , é exactamente o contrário do esperado.
Pois estes , sentem que podem atingi-lo doutra forma!
Yudh
Mais um excelente filme de Gulshan Rai e Rajiv Rai , com a dupla de sucesso Anil Kapoor / Jackie Shroff , e ainda as participações "especiais " de Shatrughan Sinha , Hema Malini , Pran , Danny Denzongpa e a bela Tina Munim .
Numa história , que retrata o assalto de uma carrinha de Valores ( Ouro e Dinheiro!) , cujo desaparecimento a Polícia procurará desvendar .
Mas as pistas levam-nos ao homem mais rico e benemérito da cidade !
Só que o poder oculto da corrupção condena um inocente .
E a justiça será reposta de outra forma com outros protagonistas .
Finalmente , a verdade vem ao de cima !

Bardaasht /Ajnabee


Bardaasht /Ajnabee
Bardaasht
Um jovem asmático , mas cheio de vida , no auge da sua juventude , é morto por três polícias ao regressar da discoteca com a namorada , com o agravante de um deles ser um famoso Inspector Geral da Polícia , com enorme reputação como defensor da lei .
Depois , apercebem-se do grave erro que cometeram , e procurando encobrir o crime , fingem que o jovem foi baleado por ter tentado escapar com droga e armado à polícia , numa operação stop .O seu irmão mais velho , não acredita na versão da polícia e procura repôr a verdade .
Para consegui-lo , terá de convencer a namorada do irmão a depôr , apesar de francamente traumatizada e afectada .
Com excelentes interpretações de Bobby Deol e Lara Dutta .
Um filme de qualidade.

Badal / Soldier


Badal / Soldier
Badal
A história de um jovem que vê toda a sua família ser assassinada pela polícia , sendo salvo por um rebelde procurado pelas autoridades , que o cria na clandestinidade .
Ele cresce com o rosto do polícia assassino como o seu maior pesadelo .
No entanto , a sociedade aclama-o na televisão como um herói no combate ao crime e ao terrorismo .
Ele vai ter de provar que estão enganados e errados , pois trata-se de um criminoso , assassino de inocentes e traficante de armas e droga sem escrúpulos , ao serviço das autoridades .
Mais um excelente filme de Bobby Deol .
Inesquecível!
Soldier
A história de um jovem que cresce com a revolta de saber que o seu pai , um fiel patriota , fora assassinado e falsamente acusado de tráfico de armas e de drogas . E que a sua mãe enlouquecera fruto deste trágico acontecimento .
Decide então vingar-se , matando impiedosamente todos os envolvidos .
Com excelentes interpretações de Bobby Deol e Rakhee .

Ram teri Ganga maili / O amor de uma rapariga da montanha


Ram teri Ganga maili / O amor de uma rapariga da montanha
A paixão de um jovem de famílias ricas por uma jovem rapariga das montanhas dos Himalayas .
Eles casam-se , passam a noite de núpcias , mas ao regressar à cidade para informar os pais , descobre que estes têm outros planos .
Mais um grande filme de Raj Kapoor e o seu filho mais velho Randhir Kapoor , com outro filho ( Rajiv Kapoor ) como protagonista principal e a bela estreante Mandakini .

Treinador Carter


Treinador Carter
A história verdadeira de um treinador de basquetebol americano , excelentemente interpretado por Samuel L. Jackson , que numa atitude única e surpreendente , apareceu em todos os noticiários ao impedir que os seus jogadores , da sua imbatível equipa , entrassem no ginásio , para os treinos , por apresentarem péssimos resultados escolares .
Dessa forma , procurou mostrar que os jovens têm futuro longe dos bandos de rua , das drogas , da prisão e até mesmo do basquetebol.

Frida


Frida
A história triste de Frida , trágica e dramática e ao mesmo tempo bela e única , cheia de paixão e poesia.
Um retrato fiel(?) da paixão e amor de Frida Kahlo , uma Artista Plástica Mexicana por Rivera , um outro grande Artista Plástico Mexicano , e as loucuras e paixões deste e finalmente a vingança de Frida com Trotsky e mesmo com outras mulheres .
Depois , um desfilar de tragédias na sua vida pessoal ( o aborto , a traição da irmã , o acidente,...!)
Para ver , rever e aprofundar o conhecimento sobre a obra desta grande Artista Plástica Mexicana.
Com excelentes interpretações de Salma Hayek e outros protagonistas que valeram a nomeação para seis Óscares da Academia de Hollywood.

As vidas dos outros


As vidas dos outros
Um excelente filme Alemão , que retrata de forma fiel a actuação brutal de um regime político Estalinista da então Alemanha Democrática e de sua polícia política , a STASI .
Mostrando os contornos de um caso de um famoso Escritor Alemão que vivia com uma conhecida e reconhecida actriz Alemã do teatro , e os abusos de poder cometidos pelos agentes do Estado , que exerciam um poder sem limites , que muitas vezes escapava ao poder central .
Depois , há também o retrato de um agente fiel ao regime , que conhecendo por dentro o sistema e as suas imperfeições , salva a actriz das garras de um político poderoso e oportunista que a chantageia permanentemente e ao Escritor de ser preso .
Até que finalmente , surge a Perestoika que tudo muda !
Imperdível , sem dúvida!

Company/Companhia


Company/Companhia
Um excelente filme de acção e suspense , com excelentes interpretações de Ajay Devgan , Vivek Oberoi , Manisha Koirala e Antara Mali , e ainda com uma magnífica banda sonora.
Num retrato violento e mordaz dos sub-mundos do crime em Bombaim e Hong Kong.