domingo, 21 de março de 2010

Nota Biográfica de um Cinéfilo

Delmar Francisco Maia Barrigas Gonçalves nasceu em 5 de Julho de 1969,em Quelimane/Moçambique,ainda sob o domínio colonial português ;filho de pai português e mãe moçambicana,numa família multicultural de Europeus,Africanos e Asiáticos(Indianos).Em 25 de Junho de 1975,assistiu ao nascimento de uma nação:República Popular de Moçambique.
Desde muito cedo se apaixonou pelo Cinema,até porque o seu irmão Belmiro Maia,era um Cinéfilo e Artista Plástico que desenhava os cartazes para os Cinemas Estúdio e Águia de Quelimane dos filmes de Hollywood,Bollywood,Itália,França,Hong Kong e Japão.
Sempre coleccionou cartazes de filmes,postais,recortes de jornais e películas em 35 milímetros,seguindo o exemplo do seu irmão.
Muitas vezes assistiu a filmes para adultos entrando pela porta das traseiras dos Cinemas ou quando a lotação estava esgotada para os outros,sempre com a cumplicidade do irmão e dos porteiros.A magia da sétima arte contaminou-o.
E ainda hoje,vive deslumbrado com esta indústria e é um Coleccionador de Filmes de todo o mundo,cartazes,catálogos e revistas de Cinema e um Cinéfilo exigente.
É também um Crítico atento e estudioso do Cinema Comercial Indiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário